Atualmente o NEPRAL ocupa uma área de 29 ha, distribuídos em áreas de pastagens e de infra-estrutura de suporte e laboratórios. Segue abaixo o croqui do NEPRAL com as divisões de piquetes e as áreas reservadas para as edificações.
Figura 1 – Croqui da área explorada pelo laboratório NEPRAL, com suas respectivas divisões conforme a legenda.
Atualmente 100% das áreas de pastagens estão preparadas para serem manejadas em lotação intermitente ou pastejo alternado, com piquetes de 0,5 ha, com exceção da pastagem com Brachiaria brizantha cv. Piatã onde aprensentam 36 piquetes com 0,2 ha cada. Praticamente 100% dessas áreas são manejadas em manejo de pastejo com ajuste fino, baseado na condição fisiológica da planta para rodar os animais nos piquetes de pastejo, e em função da baixa fertilidade do solo da área, 100% da pastagem é corrigida periodicamente e adubada anualmente com NPK. Além dos piquetes e infraestrutura de curral e confinamento construídos com recurso próprio da UFT, o NEPRAL conta ainda com uma unidade de apoio a pesquisa de aproximadamente 255 m² que está sendo construída com os recursos da pesquisa, que consta de um escritório, uma sala de aula/laboratório, três banheiros, além de uma sala para armazenamento de amostras, equipamentos e insumos agrícolas que já se encontram em fase de finalização de obra.
Também em fase de construção destaca-se um confinamento a céu aberto composto de 30 baias de 30 m², que no futuro poderá acomodar até 150 animais por experimento, visando acompanhar a pesquisa cientifica que atualmente demanda um número maior de animais por tratamento.
Comentários